Setúbal 360º

Solidariedade constrói escola

GEMINAÇÃO

Solidariedade constrói escola

A Câmara Municipal de Setúbal inicia em janeiro uma campanha de solidariedade de angariação de equipamentos e material didático para apetrechar uma escola básica em construção na cidade moçambicana de Quelimane, fruto da colaboração entre os dois municípios.

No âmbito da geminação existente entre os dois concelhos, a Câmara Municipal de Setúbal envidou esforços para tornar possível a construção de uma escola nova no Bairro de Ivagalane, desafio que acabou por ser aceite pela empresa portuguesa Special Dragon, patrocinadora do projeto em contexto de apoio mecenático.

O estabelecimento de ensino, que já se encontra em construção e fica concluído em meados de abril, terá condições modernas de conforto, com duas salas de aula com capacidade para 60 crianças cada, lotações que, em regime bidiário rotativo, possibilitam o acesso a ensino adequado a uma população estudantil de 240 alunos.

A campanha a desenvolver pelo município de Setúbal em janeiro destina-se especificamente à recolha de equipamentos e material didático capaz de apetrechar apropriadamente a futura escola.

A partir do início de 2019, a Câmara Municipal aceita livros escolares do 1.º ao 7.º ano de escolaridade e mochilas, estojos e bolsas, mesmo em estado usado.

Os contributos podem traduzir-se, igualmente, em kits educativos para professores, assim como em capas, cadernos, blocos de notas, quadros de ardósia e todo o tipo de material escolar, como lápis, lápis de cera e lápis de cor, afias, borrachas, esferográficas, canetas de feltro, pasta para modelar, guaches, pincéis, furadores, colas e elásticos.

A escola localizada no Bairro de Ivagalane será o segundo estabelecimento de ensino naquela zona populosa dos subúrbios da cidade de Quelimane, sendo que a atual está totalmente degradada e não reúne as condições mínimas necessárias para o ensino em dias de chuva.

O novo edifício, que passa a ser a "escola-modelo" de Quelimane, vai acolher o Ensino Básico de 1.º Grau, do primeiro ao quinto ano, e de 2.º Grau, do sexto ao sétimo.

A campanha de angariação de equipamentos e material didático dirige-se, principalmente, a escolas, empresas e instituições do concelho de Setúbal, embora a população em geral também possa contribuir para a causa.

Mais informações sobre a campanha, nomeadamente as formas mais adequadas para se proceder à entrega de bens, podem ser obtidas através do endereço gap@mun-setubal.pt ou do telefone 265 541 500.

Esta não é a primeira vez que Setúbal se envolve ativamente no objetivo de diminuir a elevada taxa de absentismo escolar registada no concelho geminado de Quelimane.

No final de 2017, fruto de uma campanha liderada pelo município sadino, empresas portuguesas apoiaram, a nível mecenático, a construção de vários poços de água em Quelimane.

A medida, além de melhorar a qualidade de vida da população local, permitiu que menos crianças se vissem na contingência de realizar caminhadas até poços distantes para recolha de água potável para as famílias, ficando, assim, com mais tempo livre que poderem frequentar a escola.

Já em setembro deste ano, os setubalenses responderam massivamente a outro apelo da Câmara Municipal, confiando à autarquia 23 toneladas dos mais variados géneros de produtos, tanto para crianças, como para adultos, enviados para Quelimane a 3 de outubro.